Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vivam as férias

 
- Gelado ou sorvete ? Tanto faz. O que é certo, é que sempre doce! Fazendo as delícias de pequenos e graúdos. A sua origem não é bem definida, mas, ao que parece, todos acreditam que os primeiros gelados tiveram por base uma mistura de neve com sumo de fruta para fazer uma bebida gelada semi-fresca. Outros para além da fruta, adicionaram mel a esta composição. E actualmente as variedades são bastante e sempre muito interessantes! E realmente um verão sem gelados… Não é um verão completo, porque falta-lhe qualquer coisa!         Beijinhos para todos! 
 
 Autoria de: Janina

Uma opinião

                          
               A Arte e a Ciência são um ponto de encontro, e a Culinária também.

                Autoria de: Janina

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Duarte Catela, um jovem profissional





Duarte Miguel Meneses Catela  é Cozinheiro de 1ª na Pousada do Infante. Tem 23 anos, é natural de Estremoz e frequentou o curso de Cozinha/Pastelaria na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Estagiou em Espanha no Gran Hotel La Toja  na Ilha de Toja e no Hotel Playa Dorada em Lanzarote. No final do curso foi convidado para trabalhar no Hotel Olisippo em Lisboa, mas na altura preferiu ir  para Espanha onde trabalhou nos hotéis em que estagiou. No entanto as saudades de Portugal fizeram-no regressar e começou de imediato a trabalhar na Pousada do Infante como Cozinheiro de 2ª. Ao fim de um ano foi promovido a Cozinheiro de 1ª.
O Duarte é muito exigente consigo próprio, gosta de se pôr à prova tentando sempre superar-se. Sempre que há necessidade fica sozinho na cozinha e consegue organizar-se e assegurar o serviço com a qualidade habitual. Agradece muito do que sabe à Chef  Maria da Luz Silva, ex Chef na Pousada do Infante e actualmente Chef na Pousada de Santa Clara, que sempre o ensinou e incentivou a procurar sempre melhorar o seu desempenho. Apesar de ser tão novo  sente-se preparado para vir a ser Chef a curto prazo.
Foi com este jovem que passei a maior parte do meu estágio. Sempre bem disposto e transmitindo com grande entusiasmo os seus conhecimentos. Todos os dias era ele quem indicava as minhas tarefas, dando-me instruções sobre a preparação e confecção dos vários pratos e foi com ele que estive ao fogão na hora das refeições. Deixei-me contagiar por este "miúdo" e procurei tirar o maior proveito possível desta experiência que foi o meu estágio na Pousada do Infante.

Carla

domingo, 4 de setembro de 2011

Colega de Estágio








Tive o prazer de estagiar com o Eduardo Mendes, 18 anos, natural da Covilhã e estudante na Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas onde já concluiu o Curso de Educação e Formação de Pastelaria/Panificação frequentando actualmente o Curso Técnico de Restauração Variante Cozinha/Pastelaria. A escola tem cerca de 80 alunos e a maior parte deles reside no alojamento disponível na escola. A formação prática em cozinha é ministrada pela Chef Ana Mendes três vezes por semana entre as 10,30h /14,20h e 17,30h/21,30h. Os alunos almoçam e jantam na sala de refeições  sendo servidos à mesa pelos colegas de restauração.
O Eduardo teve oportunidade de participar na escola em Workshops de Carving e Cozinha Molecular  e gostou particularmente deste último a cargo do Chef Cristiano Louro.
Desde pequeno que pretende seguir esta profissão. Espera vir a trabalhar em Itália que considera ser um país com uma gastronomia de grande qualidade, onde quer ser um grande Chef e obter 1 Estrela Michelin. Desejo que o Eduardo possa vir a realizar esse sonho porque é um jovem bastante responsável, é educado, divertido  e bom colega.
No inicio do estágio não gostou muito de Sagres por ser uma região demasiado ventosa "o vento baralha-me as ideias", mas hoje é fã desta vila onde fez muitos amigos, praticou Surf e Bodyboard e foi ao  famoso festival Super Bock Surf Fest 2011.
O Eduardo terminou o seu estágio no dia 31 de Agosto e teve direito a um bolo de chocolate como despedida. Hoje sinto a falta dele porque conversávamos e ríamos sobre muitos assuntos enquanto cortávamos os nossos legumes e fazíamos os nossos bolos. :)
Para ti Eduardo desejo toda a sorte do mundo!

Carla