Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Lazanha Vegetariana



Igredientes
500g de massa para lasanha cozida ao dente
150g de queijo mozzarela
Para gratinar
2 xícaras (chá) de queijo tipo parmesão ralado
Molho de queijo
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
½ xícara (chá) de cebola ralada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
50g de queijo gorgonzzola esfarelado
50g de queijo parmesão
50g de provolone
1 litro de leite frio
250g de creme de leite fresco ou UHT (caixinha)
Sal, pimenta preta  e noz moscada a gosto

Ingredientes para Recheio
50g de manteiga sem sal
½ xícara (chá) de cebola picada em cubinhos
250g de cenoura cortada em cubinhos e escaldada
200g de vagem macarrão fatiado cozido ou brócolos
1 lata de milho verde
½ xícara (chá) de salsa picada
Sal e pimenta preta a gosto

Molho de Queijo
Num tacho aqueça a manteiga, refogue a cebola acrescente a farinha ate dourar. Agregue os queijos, o leite e o creme de leite aos poucos. Misture vagarosamente até estar bem cozido. Tempere com sal e pimenta preta  a gosto.
Recheio
Num tacho aqueça a manteiga, refogue a cebola até ficar transparente. Acrescente os ingredientes restantes, tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.
Montagem
Alterne as camadas na sequência: molho de queijo, massa, recheio, molho de queijo, massa, mozzarela, massa, recheio, creme de queijo, massa. Termine com creme de queijo e polvilhe com  parmesão para gratinar. Leve ao forno para assar e gratinar por aproximadamente 20 minutos. Sirva a seguir.

Neemias Rozembarque

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Peras Bêbadas



Ingredientes:
12 peras
1 limão
8 dl de vinho tinto
1 chávena de açúcar amarelo
2 cascas de limão (só a parte amarela)
1 pau de canela/hortelã fresca para decorar

Coze-se a Pera Rocha em vinho tinto aromatizado com canela,  e vinho do Porto. Apresenta-se a Pera Rocha cortando-a ao meio e lamina-se em duas partes. Faz-se acompanhar de pau de canela e do caldo em que cozera as Peras Rochas.

Preparação:
Escolha peras pouco maduras, não muito grandes e tanto quanto possível do mesmo tamanho. Descaque-as  deichando com   talos. Regue com sumo de limão para não oxidarem. Dentro de um tacho , leve ao lume o vinho, o açúcar, as cascas de limão e o pau de canela. Deixe ferver em lume brando durante 2 ou 3 minutos e coloque as peras em pé, no tacho, numa só camada. Tape e deixe ferver em lume brando durante cerca de 30 minutos. Retire as peras com cuidado, utilizando uma escumadeira. Apure a calda até ficar espessa e retire os aromas. Deixe arrefecer e guarde no frigorifico . Sirva as peras bem geladas, regadas com a calda e enfeitadas com raminhos de hortelã. Como opção, pode preparar esta receita com vinho branco.

Neemias Rozembarque

Xerém com Conquilhas

Um pouco da historia

Xarém é o nome árabe destas papas, prato muito tradicional de Vila Real e Tavaira. Embora o milho para o xarém se encontre já comercializado, é mais apreciado o milho moído em casa, porque o que o torna particular é ser mal moído (trituram-se os grãos na molineta, a mó natural herdada dos Romanos). Segundo Maria de Lourdes Modesto, em Faro substituem as conquilhas por amêijoas e dão-lhe o nome de Baile de Roda com Castanholas. Há um ditado popular que diz, que
  • Um Olhanense passava
  • Muito bem para onde fosse
  • Com um prato de xarém
  • E uma batatinha doce.


Receita Xerém com Conquilhas



Ingredientes

500g de farinha de milho (molho fino); 200g de toucinho;
1kg de conquilhas;
1 colher de sopa de banha, sal.
Modo de preparo

Põem-se as conquilhas de molho em água e sal para largarem a areia. Leva-se ao lume um tacho com 3 litros de água temperada com sal. Assim que a água estiver á ferver ,  deita-se o milho em chuva . À medida que  vai adicionando o milho,  mexendo sempre com uma colher de pau.
Entretanto, corta-se o toucinho e o chouriço em brunesa  e frita-os com um pouco de azeite  porque o toucinho souta muita gordura. Deita-se dentro do milho que está a cozer. Junta-se  as conquilhas . Quando as papas estiverem com a consistência desejada, adiciona-se a banha. Deixa-se ferver um pouco mais e sirva decorada com toucinho e chouriça fritos.

Neemias Rozembarque


Local do meu Estágio



Nasceu em Olhão, em Fevereiro de 2005. Rapidamente conquistou a admiração e notoriedade de uma vasta Clientela que a Imprensa Nacional e Internacional foram ao longo do tempo dando à estampa. A exiguidade do espaço levou a que ao fim de dois anos se mudasse para Castro Marim, onde se manteve por mais dois anos.
A impossibilidade de aquisição do espaço e a forte vontade de “voltar a casa” levaram a que este projeto fosse abandonado e inicia-se a busca de um novo espaço na zona de Olhão/Faro. Foi na Vila Adentro, no Centro Histórico de Faro. Nem grande nem pequeno, 56 lugares, fumadores e não fumadores, fácil estacionamento, copa e cozinha com capacidade para resposta adequada, Cave de Vinhos no subsolo em antigos depósitos de Vinho…



Neemias Rozembarque


domingo, 9 de outubro de 2011

- Adivinha:
    Qual é a coisa,
      Qual é ela, que
        Tem chapéu e
          Não tem cabeça,
            Tem um pé e
              Não usa sapato?
                 Resposta: o cogumelo.
       
            Da autoria de: Janina