Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Xerém com Conquilhas

Um pouco da historia

Xarém é o nome árabe destas papas, prato muito tradicional de Vila Real e Tavaira. Embora o milho para o xarém se encontre já comercializado, é mais apreciado o milho moído em casa, porque o que o torna particular é ser mal moído (trituram-se os grãos na molineta, a mó natural herdada dos Romanos). Segundo Maria de Lourdes Modesto, em Faro substituem as conquilhas por amêijoas e dão-lhe o nome de Baile de Roda com Castanholas. Há um ditado popular que diz, que
  • Um Olhanense passava
  • Muito bem para onde fosse
  • Com um prato de xarém
  • E uma batatinha doce.


Receita Xerém com Conquilhas



Ingredientes

500g de farinha de milho (molho fino); 200g de toucinho;
1kg de conquilhas;
1 colher de sopa de banha, sal.
Modo de preparo

Põem-se as conquilhas de molho em água e sal para largarem a areia. Leva-se ao lume um tacho com 3 litros de água temperada com sal. Assim que a água estiver á ferver ,  deita-se o milho em chuva . À medida que  vai adicionando o milho,  mexendo sempre com uma colher de pau.
Entretanto, corta-se o toucinho e o chouriço em brunesa  e frita-os com um pouco de azeite  porque o toucinho souta muita gordura. Deita-se dentro do milho que está a cozer. Junta-se  as conquilhas . Quando as papas estiverem com a consistência desejada, adiciona-se a banha. Deixa-se ferver um pouco mais e sirva decorada com toucinho e chouriça fritos.

Neemias Rozembarque


Sem comentários:

Enviar um comentário