Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

                          É para desejar Festas Felizes para todos em geral, e principalmente para todos os leitores e os seguidores deste Blog.
                     
                    Autoria de : Janina

domingo, 11 de dezembro de 2011

VIVER

               E viva o Blog!
             Criado pela turma Maravilha.
               Eu já tinha saudades de andar por aqui.
                  Estamos quase no Natal e... vem aí muita comida!...
                    
                       Autoria de: Janina

sábado, 19 de novembro de 2011

Nano Tecnologias



O nosso futuro ja começou a ser dependente das tecnologias novas e uma delas é nanotecnologia que é a engenharia de sistemas funcionais em escala molecular.Este abrange tanto o trabalho atual como os conceitos que estão mais avançados.

Em seu sentido original, nanotecnologia refere-se à capacidade projetada para a construção de itens usando técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas hoje para fazer produtos de alta perfomance e novas descubertas a nivel da medicina, ente outros

terça-feira, 1 de novembro de 2011

História e Sushi Hoje


Apresento uma das muitas Histórias Japonesas sobre o nascimento do Sushi e que tem muitas coisas interessantes para ler.Sushi nasceu no interior da China, e era muito diferente do que é agora. Não havia peixe cru nessa altura nem produtos que existem hoje em dia. O protótipo para sushi era na verdade um bloco prensado de arroz com algum tipo de ingredientes saborosos.O arroz sushi pressionado contem diferentes carnes, peixes e vegetais e foi um pouco seco ao sol para que tivesse uma textura crocante. O recheio era macio e saboroso. A partir de cerca de 300 aC, sushi era uma forma de conservação dos alimentos e facilitava o seu transport.Como o hábito de preservar a carne e os vegetais desta forma se espalhou pela Ásia, as pessoas começaram a encurtar o período de fermentação e a prensar blocos de arros sob pedras para ajudar a acelerar o processo. Eventualmente, o arroz cozido era para rechear peixes como conservante, depois as pessoas começaram a comer o arroz junto com o peixe. Concluindo, posso dizzer que o Sushi tal como outras belas criações da Cozinha evoluiu muito e hoje em dia, já podemos ver a Arte de Sushi em todo o mundo.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Lazanha Vegetariana



Igredientes
500g de massa para lasanha cozida ao dente
150g de queijo mozzarela
Para gratinar
2 xícaras (chá) de queijo tipo parmesão ralado
Molho de queijo
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
½ xícara (chá) de cebola ralada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
50g de queijo gorgonzzola esfarelado
50g de queijo parmesão
50g de provolone
1 litro de leite frio
250g de creme de leite fresco ou UHT (caixinha)
Sal, pimenta preta  e noz moscada a gosto

Ingredientes para Recheio
50g de manteiga sem sal
½ xícara (chá) de cebola picada em cubinhos
250g de cenoura cortada em cubinhos e escaldada
200g de vagem macarrão fatiado cozido ou brócolos
1 lata de milho verde
½ xícara (chá) de salsa picada
Sal e pimenta preta a gosto

Molho de Queijo
Num tacho aqueça a manteiga, refogue a cebola acrescente a farinha ate dourar. Agregue os queijos, o leite e o creme de leite aos poucos. Misture vagarosamente até estar bem cozido. Tempere com sal e pimenta preta  a gosto.
Recheio
Num tacho aqueça a manteiga, refogue a cebola até ficar transparente. Acrescente os ingredientes restantes, tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.
Montagem
Alterne as camadas na sequência: molho de queijo, massa, recheio, molho de queijo, massa, mozzarela, massa, recheio, creme de queijo, massa. Termine com creme de queijo e polvilhe com  parmesão para gratinar. Leve ao forno para assar e gratinar por aproximadamente 20 minutos. Sirva a seguir.

Neemias Rozembarque

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Peras Bêbadas



Ingredientes:
12 peras
1 limão
8 dl de vinho tinto
1 chávena de açúcar amarelo
2 cascas de limão (só a parte amarela)
1 pau de canela/hortelã fresca para decorar

Coze-se a Pera Rocha em vinho tinto aromatizado com canela,  e vinho do Porto. Apresenta-se a Pera Rocha cortando-a ao meio e lamina-se em duas partes. Faz-se acompanhar de pau de canela e do caldo em que cozera as Peras Rochas.

Preparação:
Escolha peras pouco maduras, não muito grandes e tanto quanto possível do mesmo tamanho. Descaque-as  deichando com   talos. Regue com sumo de limão para não oxidarem. Dentro de um tacho , leve ao lume o vinho, o açúcar, as cascas de limão e o pau de canela. Deixe ferver em lume brando durante 2 ou 3 minutos e coloque as peras em pé, no tacho, numa só camada. Tape e deixe ferver em lume brando durante cerca de 30 minutos. Retire as peras com cuidado, utilizando uma escumadeira. Apure a calda até ficar espessa e retire os aromas. Deixe arrefecer e guarde no frigorifico . Sirva as peras bem geladas, regadas com a calda e enfeitadas com raminhos de hortelã. Como opção, pode preparar esta receita com vinho branco.

Neemias Rozembarque

Xerém com Conquilhas

Um pouco da historia

Xarém é o nome árabe destas papas, prato muito tradicional de Vila Real e Tavaira. Embora o milho para o xarém se encontre já comercializado, é mais apreciado o milho moído em casa, porque o que o torna particular é ser mal moído (trituram-se os grãos na molineta, a mó natural herdada dos Romanos). Segundo Maria de Lourdes Modesto, em Faro substituem as conquilhas por amêijoas e dão-lhe o nome de Baile de Roda com Castanholas. Há um ditado popular que diz, que
  • Um Olhanense passava
  • Muito bem para onde fosse
  • Com um prato de xarém
  • E uma batatinha doce.


Receita Xerém com Conquilhas



Ingredientes

500g de farinha de milho (molho fino); 200g de toucinho;
1kg de conquilhas;
1 colher de sopa de banha, sal.
Modo de preparo

Põem-se as conquilhas de molho em água e sal para largarem a areia. Leva-se ao lume um tacho com 3 litros de água temperada com sal. Assim que a água estiver á ferver ,  deita-se o milho em chuva . À medida que  vai adicionando o milho,  mexendo sempre com uma colher de pau.
Entretanto, corta-se o toucinho e o chouriço em brunesa  e frita-os com um pouco de azeite  porque o toucinho souta muita gordura. Deita-se dentro do milho que está a cozer. Junta-se  as conquilhas . Quando as papas estiverem com a consistência desejada, adiciona-se a banha. Deixa-se ferver um pouco mais e sirva decorada com toucinho e chouriça fritos.

Neemias Rozembarque


Local do meu Estágio



Nasceu em Olhão, em Fevereiro de 2005. Rapidamente conquistou a admiração e notoriedade de uma vasta Clientela que a Imprensa Nacional e Internacional foram ao longo do tempo dando à estampa. A exiguidade do espaço levou a que ao fim de dois anos se mudasse para Castro Marim, onde se manteve por mais dois anos.
A impossibilidade de aquisição do espaço e a forte vontade de “voltar a casa” levaram a que este projeto fosse abandonado e inicia-se a busca de um novo espaço na zona de Olhão/Faro. Foi na Vila Adentro, no Centro Histórico de Faro. Nem grande nem pequeno, 56 lugares, fumadores e não fumadores, fácil estacionamento, copa e cozinha com capacidade para resposta adequada, Cave de Vinhos no subsolo em antigos depósitos de Vinho…



Neemias Rozembarque


domingo, 9 de outubro de 2011

- Adivinha:
    Qual é a coisa,
      Qual é ela, que
        Tem chapéu e
          Não tem cabeça,
            Tem um pé e
              Não usa sapato?
                 Resposta: o cogumelo.
       
            Da autoria de: Janina

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vivam as férias

 
- Gelado ou sorvete ? Tanto faz. O que é certo, é que sempre doce! Fazendo as delícias de pequenos e graúdos. A sua origem não é bem definida, mas, ao que parece, todos acreditam que os primeiros gelados tiveram por base uma mistura de neve com sumo de fruta para fazer uma bebida gelada semi-fresca. Outros para além da fruta, adicionaram mel a esta composição. E actualmente as variedades são bastante e sempre muito interessantes! E realmente um verão sem gelados… Não é um verão completo, porque falta-lhe qualquer coisa!         Beijinhos para todos! 
 
 Autoria de: Janina

Uma opinião

                          
               A Arte e a Ciência são um ponto de encontro, e a Culinária também.

                Autoria de: Janina

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Duarte Catela, um jovem profissional





Duarte Miguel Meneses Catela  é Cozinheiro de 1ª na Pousada do Infante. Tem 23 anos, é natural de Estremoz e frequentou o curso de Cozinha/Pastelaria na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Estagiou em Espanha no Gran Hotel La Toja  na Ilha de Toja e no Hotel Playa Dorada em Lanzarote. No final do curso foi convidado para trabalhar no Hotel Olisippo em Lisboa, mas na altura preferiu ir  para Espanha onde trabalhou nos hotéis em que estagiou. No entanto as saudades de Portugal fizeram-no regressar e começou de imediato a trabalhar na Pousada do Infante como Cozinheiro de 2ª. Ao fim de um ano foi promovido a Cozinheiro de 1ª.
O Duarte é muito exigente consigo próprio, gosta de se pôr à prova tentando sempre superar-se. Sempre que há necessidade fica sozinho na cozinha e consegue organizar-se e assegurar o serviço com a qualidade habitual. Agradece muito do que sabe à Chef  Maria da Luz Silva, ex Chef na Pousada do Infante e actualmente Chef na Pousada de Santa Clara, que sempre o ensinou e incentivou a procurar sempre melhorar o seu desempenho. Apesar de ser tão novo  sente-se preparado para vir a ser Chef a curto prazo.
Foi com este jovem que passei a maior parte do meu estágio. Sempre bem disposto e transmitindo com grande entusiasmo os seus conhecimentos. Todos os dias era ele quem indicava as minhas tarefas, dando-me instruções sobre a preparação e confecção dos vários pratos e foi com ele que estive ao fogão na hora das refeições. Deixei-me contagiar por este "miúdo" e procurei tirar o maior proveito possível desta experiência que foi o meu estágio na Pousada do Infante.

Carla

domingo, 4 de setembro de 2011

Colega de Estágio








Tive o prazer de estagiar com o Eduardo Mendes, 18 anos, natural da Covilhã e estudante na Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas onde já concluiu o Curso de Educação e Formação de Pastelaria/Panificação frequentando actualmente o Curso Técnico de Restauração Variante Cozinha/Pastelaria. A escola tem cerca de 80 alunos e a maior parte deles reside no alojamento disponível na escola. A formação prática em cozinha é ministrada pela Chef Ana Mendes três vezes por semana entre as 10,30h /14,20h e 17,30h/21,30h. Os alunos almoçam e jantam na sala de refeições  sendo servidos à mesa pelos colegas de restauração.
O Eduardo teve oportunidade de participar na escola em Workshops de Carving e Cozinha Molecular  e gostou particularmente deste último a cargo do Chef Cristiano Louro.
Desde pequeno que pretende seguir esta profissão. Espera vir a trabalhar em Itália que considera ser um país com uma gastronomia de grande qualidade, onde quer ser um grande Chef e obter 1 Estrela Michelin. Desejo que o Eduardo possa vir a realizar esse sonho porque é um jovem bastante responsável, é educado, divertido  e bom colega.
No inicio do estágio não gostou muito de Sagres por ser uma região demasiado ventosa "o vento baralha-me as ideias", mas hoje é fã desta vila onde fez muitos amigos, praticou Surf e Bodyboard e foi ao  famoso festival Super Bock Surf Fest 2011.
O Eduardo terminou o seu estágio no dia 31 de Agosto e teve direito a um bolo de chocolate como despedida. Hoje sinto a falta dele porque conversávamos e ríamos sobre muitos assuntos enquanto cortávamos os nossos legumes e fazíamos os nossos bolos. :)
Para ti Eduardo desejo toda a sorte do mundo!

Carla


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Doçaria da D. Lurdes

Maria de Lurdes Inácio




Morgado de Silves
Bolo d'Avó

Bolo de Alfarroba
Maria de Lurdes Inácio é Cozinheira de 1ª na Pousada do Infante. Está neste local há 2 anos após o encerramento da Pousada de S. Brás de Alportel onde trabalhou durante 30 anos. Apesar de estar longe de casa gosta de trabalhar na Pousada do Infante. Ao longo dos anos  tem feito inúmeras formações na sua área profissional, não só nas Pousadas mas também na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Além de ser uma excelente cozinheira é também uma especialista em doçaria regional algarvia. Muitas vezes  a D. Lurdes é a pessoa que confeciona a doçaria regional  para os eventos que decorrem nas várias Pousadas do Algarve.
Tenho aprendido muito com esta Senhora que me tem ensinado com muita paciência e boa vontade a fazer tudo aquilo que sabe. Já fiz estes "bolinhos" todos em casa e correu bastante bem. Os ingredientes necessários são ovos (muitos ovos), açúcar, amêndoa, farinha de alfarroba, figos e gila. Depois é só pôr mãos à obra e convidar a família e amigos para se deliciarem.
OBRIGADA D. LURDES

Carla

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pousada do Infante





Resolvi mudar de ares e saí de Lagos para Sagres. Estou agora em estágio na Pousada do Infante. Está localizada junto ao mar e tem uma vista completamente fabulosa. Vale mesmo a pena visitar este sitio fantástico.
Tenho agora oportunidade de ver  o funcionamento de uma cozinha de um hotel que tem diferenças significativas em relação a um restaurante. Considero que  ambos são essenciais para a nossa formação de cozinheiros e estou a gostar e a aproveitar ao máximo o meu estágio.

Carla

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Buffet


























Mudei o meu estágio para a Pousada do Infante em Sagres. Comecei na 6ª feira passada e no Sábado prescindi da minha folga e trabalhei das 10,00h  às 19,30h para ajudar na preparação do buffet. Estes foram alguns dos pratos frios que foram confeccionados e que tive tempo para fotografar à pressa. Preparar um buffet  dá algum trabalho mas também me deu muito prazer porque tive a possibilidade de participar activamente nas tarefas e consegui inspirar a confiança suficiente para poder fazer muitos pratos sozinha. Os pratos quentes necessitam de uma confecção mais elaborada e a existência das fichas técnicas permite que não seja necessário perguntar como fazer. Só é essencial ter atenção e tirar algumas dúvidas que possam aparecer. Claro que não faço tantas perguntas como costumo fazer ao Chef Marcelino, que tem uma santa paciência para tirar as muitas dúvidas dos 16 alunos da nossa turma. JJ
 No fim do dia foi muito compensador ouvir uns elogios e um muito obrigado.

Carla

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sobremesas

Morangos c/ Chantili

Mousse de Chocolte c/ Gelado de Baunilha

Melão

D. Rodrigo

Ananás
Eis algumas ideias para empratar sobremesas. Podemos  usar os "toppings" de 1001 maneiras. Com algum treino torna-se fácil e resulta em apresentações muito bonitas. Ponham à prova a vossa criatividade!
Carla

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O Criador e o Cozinheiro!!!


É incrivel... tudo o que existe na natureza não existe por acaso; tem a acção de um Deus criador! Tudo foi feito em harmonía para o benefício do homem. Portanto, devemos não só usar os benefícios produtivos da natureza a nosso favor, mas também cuidar dela.
Como cozinheiros, devemos não apenas saber trabalhar com variadas hortaliças, legumes e cereais.
Nestes ultimos tempos nunca se falou tanto em meio ambiente e no cultivo sustentável. A natureza  precisa de cozinheiros que levem a sério o titulo de "cozinha e o meio ambiente".
Não podemos ser cozinheiros irresponsáveis no uso daquilo que o criador nos confiou.







Num mundo em que a ganância e o egoísmo predominam absolutamente no coração humano, o homem não mede esforço para adquirir riquezas e bem materiais.
A destruição da natureza, o uso exessivo de herbicidas e pesticidas, bem como a desflorestação desordenada geram, assim, a destruição do meio ambiente, em que poucos costroem uma grande riqueza em cima desta destruição.
Devemos olhar para o mundo com o olhar de Deus. Ou seja, com amor, e cuidar daquilo que este nos confiou como zeladores do meio ambiente.

Neemias Rozembarque