Cozinheiro do Ano 2011
No passado dia 18 realizou-se na nossa Escola a Etapa Sul do concurso Cozinheiro do ano 2011. Este concurso é organizado anualmente pelas Edições do Gosto em parceria com a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal e conta com o apoio da WACS – World Association of Cook Societed. Todas as etapas deste concurso têm lugar nas Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal.
O concurso realiza-se desde 1990 e podem concorrer todos os Chefes ou Sub Chefes de Cozinha que exerçam a sua actividade em Portugal há mais de 5 anos ou que sejam maiores de 24 anos. As provas são pontuadas com base em diversos critérios, nomeadamente a mise- en- place, técnica e habilidade profissional, higiene e método de trabalho, condição dos produtos utilizados e desperdícios, apresentação, sabor e aroma e valor económico, execução comercial e harmonia, sendo as pontuações mais elevadas atribuídas à apresentação e ao sabor e aroma.
Nas etapas regionais o menu é composto por Entrada, Prato Principal e Sobremesa com 4 empratamentos de cada Prato. Dois serão levados ao júri, um será fotografado e o outro vai para exposição. Cada concorrente conta com o apoio de um ajudante com idade até 23 anos que não pode participar nem na confecção nem no empratamento. A prova tem a duração de 4 horas e a partir do inicio da saída da Entrada cada concorrente tem 25 minutos entre cada saída de Prato.
A final desenrola-se em dois dias. No 1º dia os concorrentes têm acesso a um conjunto de produtos surpresa e, juntamente com o tipo de carne e peixe a utilizar que já foram divulgados pelo júri na última etapa regional, terão de criar e apresentar ao júri o menu para a prova final que se realiza no 2º dia. Este menu será composto por uma Entrada, um Prato de Peixe, um Prato de Carne e uma Sobremesa e será confeccionado no espaço de 5 horas.
Nós, Carla e Ana, fizemos parte do grupo da nossa turma que foi escolhido para prestar apoio ao evento. Estiveram presentes 6 Chefes que confeccionaram Pratos utilizando produtos da gastronomia portuguesa entre os quais bacalhau, cherne, dourada, choco, sardinha, salmonete, atum, amêijoas, conquilhas, porco preto, chouriço de Barrancos, queijo da Serra, laranja, figo, batata-doce, alfarroba, entre outros.
Apesar da chuva intensa que se abateu sobre a cidade de Faro nesse dia e da inundação que houve na escola, o concurso prosseguiu e nós, mesmo com alguns percalços “molhados”, não arredámos pé e mantivemo-nos no nosso posto até ao fim do concurso. A nossa tarefa era transportar os Pratos já confeccionados da cozinha para a sala do júri, do qual o nosso Chefe Leandro fazia parte, para a sala da fotografia e finalmente para a sala de exposição. Não foi tarefa fácil devido ao chão molhado, às montagens frágeis de alguns Pratos e à temperatura elevada que fazia derreter com rapidez as sobremesas que tinham gelado. Sentimos o peso da responsabilidade porque tivemos a noção de que qualquer erro da nossa parte podia pôr em causa a prestação de um concorrente. Tivemos de correr pelos corredores para que todos os “timings” fossem escrupulosamente cumpridos, mas quando tudo acabou sentimo-nos orgulhosas pela missão cumprida. No final a organização elogiou o nosso trabalho e agradeceu a nossa disponibilidade e principalmente o nosso “saber estar” e boa educação. Fomos então convidadas para almoçarmos no Restaurante com os Chefes, o que aceitámos de imediato com muito orgulho.
A 1ª Menção Honrosa coube a André Silva, Subchefe de Cozinha da Casa da Calçada Relais & Chateaux de Amarante que apresentou como Entrada Lascas de bacalhau sobre creme do mesmo com “rocha de tinta de choco” e bombom de salsa, como Prato Principal Cherne e choco do Atlântico com cremoso de batata, ervilhas salteadas com chouriço de Barrancos e abóbora manteiga em quatro texturas e como Sobremesa Mousse de requeijão envolto de areia de bolo podre, gelados de queijo da serra e suspensão de erva príncipe. As 2ª e 3ª Menções Honrosas foram atribuídas a Tiago Bonito, Chefe de Cozinha do Vilalara Thalassa Resort da Praia das Gaivotas e Allain Salles Chefe de Cozinha da Vale d’Oliveiras Quinta Resort & Spa do Carvoeiro, respectivamente.
Foi uma experiência muito gratificante. Tivemos a honra de prestar o nosso pequeno contributo para que esta Etapa Regional do concurso decorresse da melhor maneira possível, presenciámos todo o trabalho e empenho dos Chefes, observámos as várias técnicas utilizadas e o empratamento dos Pratos. Por tudo isto não deixámos de agradecer ao Chefe Leandro a oportunidade que nos deu de podermos participar neste evento que se realizou na nossa Escola. Só ficámos mesmo com pena de não termos provado as iguarias.JJ
Carla e Ana
Sem comentários:
Enviar um comentário